Sedectur apoia evento em comemoração ao Dia da Poesia realizado pela UBE Petrolina e Instituto Aquidabam




Nesta última segunda-feira (14), a Biblioteca Municipal Cid Carvalho abrigou o evento em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, promovido pela União Brasileira de Escritores de Petrolina (UBE Petrolina) e Instituto Aquidabam, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (Sedectur) de Petrolina.

A 1ª Feira de Livros de Petrolina, sarau lítero-musical, lançamento do livro “Conversas do Sertão” do autor Rubervânio Rubinho Lima, oficina de poesia infantil e exposição sobre o cangaço enquanto movimento social fizeram parte do evento que durou até às 22h. Para o presidente da UBE Petrolina, Uberdan Alves, o dia foi mais um estímulo para promover a literatura e a leitura a todos. “O dia da poesia é uma ocasião onde nós da UBE e Instituto Aquidabam queremos que o amor à literatura e à leitura seja passado adiante. Contar com o apoio da Sedectur é essencial para que dias como esse possam ficar na história literária de nossa cidade”, ressaltou.

Na ocasião, todos os que estavam presentes puderam ser agraciados com o recital da pequena Ana Leite que, aos seis anos de idade, diz querer ser poetisa como a mãe Vera Leite. “Eu já escrevi um poema e gosto muito de recitar!”, afirmou a menina que declamou quatro poemas de autores da cidade de São José do Egito, terra natal de sua mãe.

Na tarde de ontem (15), a programação se estendeu com o debate: “Cangaço: Introdução preliminar em Petrolina a um estudo do Cangaço enquanto movimento social”, ministrado pelos pesquisadores Ana Lúcia Granja, Rubervânio Rubinho Lima, Aroldo Leão e Uberdan Alves, no Auditório da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (FACAPE) e contou com um público de 100 pessoas, entres estudantes dos cursos de Turismo (FACAPE) e História (UPE Campus Petrolina).

De acordo com a Diretora de Cultura, Roberta Duarte, “apoiar as ações em homenagem a poesia e literatura local é um incentivo a esse segmento cultural do município que é muito forte, tanto é que a UBE está na luta há 11 anos, contando com 100 escritores cadastrados”. A Diretora ainda ressalta que é fundamental, também, apoiar pesquisas sobre a difusão do Cangaço visto que Petrolina está inserida no sertão nordestino, onde “essa cultura também nos abarcou de certo modo. No Museu do Sertão, por exemplo, temos em exposição a certidão de nascimento de Lampião”.
Foto: Patrícia Telles

Nenhum comentário: