Síntese Histórica da UBE Petrolina

A UBE- Petrolina, União Brasileira de Escritores de Petrolina, Pernambuco, nasceu no dia 31 de maio de 1999 no Espaço Cultural Lula Cardoso Ayres,na Rua Barbosa Lima, S/N, centro, fundada enquanto núcleo da UBE de Recife por um grupo de escritores de Petrolina e da capital pernambucana.

De 1999 a 2009 (dez anos) seus filiados, que foram aumentando gradativamente (atualmente 155), elegeram seis presidentes, entre eles uma mulher, todos democraticamente aprovados a cada dois anos.

No dia 06 de setembro de 2006 a UBE- Petrolina conquistou sua cidadania jurídica e autonomia em relação a UBE de Recife, deixando de ser núcleo, com estatuto próprio, registro em cartório.

Incentivando com apoio teórico e prático, material e imaterial, os escritores já existentes e o surgimento de novos, em Petrolina e outras cidades que constituem o território do Sertão do São Francisco, a UBE- Petrolina tem alcançado a realização de suas metas por meio de oficinas, seminários, lançamento de livros, programas de leituras e saraus.